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SISTEMA ACC
O sistema ACC é um sistema de controle de velocidade que, caso um veículo entre em sua frente, o sistema se adapta a velocidade desse veículo, mantendo uma distância segura e que pode ser programada através dos botões de comando localizados na chave se seta ou no volante multifuncional
Por: Da Redação - 22 de julho de 2024

Capítulo 1

Sistema ACC 

O sistema ACC é um sistema de controle de velocidade que, caso um veículo entre em sua frente, o sistema se adapta a velocidade desse veículo, mantendo uma distância segura e que pode ser programada através dos botões de comando localizados na chave se seta ou no volante multifuncional. Este opcional foi inicialmente implantado na sexta geração do Passat e no Touareg, desde sua primeira geração. Em algumas literaturas, podemos encontrar a nomenclatura de Sistema de regulagem automática de distância que faz referência ao mesmo sistema ACC que estamos tratando. 

Para acionar o ACC, basta acionar o controle de velocidade ou piloto automático, como conhecido popularmente, e ajustar também a distância caso haja um veículo a frente. Esses ajustes são feitos através de botões específicos na chave de seta ou através do volante multifuncional que possui uma tecla do símbolo do ACC. 

 

Os botões de acionamento do ACC podem estar localizados em uma alavanca atrás do volante ou nos botões do volante multifuncional, de acordo com o modelo do veículo.  

Ao acionar o sistema de controle de velocidade, o ACC automaticamente fica ativado, porém só irá interferir no sistema quando detectado um veículo a frente. 

Com a velocidade programada, a distância do veículo da frente também é programada e pode ser ajustada em 5 estágios. Cada estágio refere-se a uma distância temporal e não a uma distância métrica, por exemplo, no estágio mais próximo do veículo a frente, a distância é de 1 segundo, ou seja, o veículo à frente ao passar por um ponto de referência, o veículo conduzido irá passar pelo mesmo ponto após 1 segundo. A distância sendo medida em tempo possibilita uma segurança maior, pois em maiores velocidades, a distância do veículo a frente será maior que em baixas velocidades, proporcionalmente.  

Os 5 estágio de regulagem da distância do ACC são: 

-1,0 segundo; 

-1,3 segundos; 

-1,8 segundos; 

-2,4 segundos; 

-3,6 segundos. 

Os níveis de ajuste são mostrados no painel, cada linha se refere a uma distância. Ao selecionar mais próximo de um possível veículo a frente ou mais distante, a parte branca aumenta ou diminui de acordo com a seleção programada.  


Ao detectar um veículo a frente, o ACC inicia sua regulagem e mantém a distância do veículo de acordo com a distância programada até que o veículo não seja detectado, ou pelo fato do veículo ter mudado de faixa ou pelo fato do condutor mudar de faixa para ultrapassagem.  

A aceleração para retomada da velocidade programada é variável de acordo com a diferença entre a velocidade programada e a velocidade real para que haja conforto aos ocupantes e segurança para o condutor dirigir. 

Para o ACC detectar o veículo a frente é necessário um sensor também chamado de radar pelo fato de identificar o outro veículo. Este radar fica na parte frontal do veículo e no Passat, em todas as gerações, e na primeira geração do Touareg, este sensor está localizado atrás do emblema da Volkswagen que é de vidro, diferente de veículos que não possuem esse sensor, onde o emblema é vasado e de plástico. 

O Toureg em sua primeira geração, possui o sensor atrás do emblema da Volkswagen, assim como o Passat. À direita o sensor de um Passat e à esquerda um sensor do Touareg. 


No Touareg a partir de 2011, quando teve sua segunda geração do veículo no Brasil, o sistema era dotado de dois sensores, localizados ao lado dos faróis de neblina e identificados por uma lente de vidro preta. 

O sensor do ACC no Touareg,a partir do modelo 2011, está localizado ao lado do farol de neblina. Em cada lado do parachoque dianteiro há um sensor nesta localização. 

No caso do Golf, o radar está bem mais a mostra, localizado embaixo da placa dianteira, identificado por um quadrado preto.  

No Golf e no Golf Variant, o sensor para o ACC estáesta localizado abaixo da placa dianteira. 


Atualmente são aplicados sensores de terceira geração que funcionam através do princípio de ondas magnéticas. A unidade do sensor emite as ondas magnéticas, quando existe um veículo a frente do sensor, essas ondas são refletidas de volta para o sensor. Comparando a onda emitida e a onda recebida, o sistema determina a distância do veículo à frente. As ondas são emitidas em uma frequência aproximada de 77 GHz. A distância que o sensor consegue identificar o outro veículo, depende do modelo do veículo o qual o sensor é aplicado. Por exemplo, no Touareg, os sensoressão capazes de detectar uma distância máxima de 200 metros. Já no Golf, a distância de detecção do sensor é de 120 metros. A distância de detecção varia de acordo com o modelo do veículo e a velocidade máxima que o sistema pode trabalhar. 

Outras características do sensor de terceira geração é que estão integrados a uma unidade sensor, 4 conjuntos emissores e receptores, criando assim um maior alcance, além de proporcionar um ângulo de 40° na horizontal.

A imagem mostra a parte interna do sensor, onde existem 4 conjuntos de emissor e receptor em cada sensor para maior efetividade e confiabilidade na detecção de um veículo a frente. 


Esses sensores possuem também um aquecedor, evitando que umidade condense na superfície do sensor, dificultando assim seu funcionamento e até mesmo inibindo que funcione. Com uma temperatura do sensor abaixo de +5°C, o próprio sensor ativa os aquecedores, localizados na cúpula do sensor. 


As resistênciascalefatoras, ou de aquecimento, estão localizados na lente do sensor e ativadas pela própria unidade do sensor.

Qualquer tipo de impureza alojada na superfície do sensor pode interferir no funcionamento do ACC e uma mensagem descrevendo “ACC Indisponível” será exibida no mostrador multifunções do painel. Nessa condição, ao acessar a memória de avarias da unidade do ACC, um evento esporádico será memorizado acusando “visão limitada”. Ao remover as impurezas, como poeira, barro, insetos e até mesmo umidade condensada na superfície do sensor, o sistema ACC volta a funcionar normalmente. 

Esse sensor também está suscetível a modificações realizadas no veículo, como por exemplo, alteração do conjunto roda e pneu, alteração na altura do veículo. Quando isso ocorre, o sensor pode identificar irregularidades da pista e tratar como se fosse um veículo, gerando a mesma avaria de visão limitada. Por isso qualquer alteração em veículos que possuem esse opcional, pode trazer avarias e mau funcionamento para o sistema. 

Esta unidade do sensor do ACC também recebe codificação, ou seja, ao ser substituído dever codificado, pois para uma mesma carroceria de veículo são aplicadas diferentes tipos de suspensão, rodas e pneus, o que afeta o funcionamento do sistema.  

Além da codificação, ao substituir o sensor, deve ser realizado um ajuste desse sensor. O ajuste tem a função de deixar o sensor em posição correta para identificação na direção correta do veículo e não acabar sendo interferido por um veículo em uma faixa do lado ao veículo conduzido e ter seu funcionamento comprometido, não funcionando como deveria.  

O ajuste do sensor é realizado em uma rampa de alinhamento específica com uma câmera adicional, além de uma ferramenta VAS6430, que é uma placa que fica posicionada entre o sistema de alinhamento e o veículo. Além disso, o equipamento de diagnóstico também é utilizado nesse ajuste. 

A ferramenta VAS6430 fica localizada entre o veículo e o equipamento de alinhamento. Com a ajuda do equipamento de diagnóstico, o técnico faz a regulagem. Nesta ferramenta existe um laser que auxilia o técnico no posicionamento correto do sensor em relação ao eixo de marcha do veículo para que o sistema funcione de forma correta. 

Os sensores do ACC têm a capacidade de detectar as faixas laterais à faixa que o veículo está sendo conduzido, ou seja, além da faixa que o veículo trafega, o ACC consegue detectar os veículos na faixa da esquerda e da direita.  

Uma nova função no Passat B8 foi criada. Essa função faz com que o ACC detecte um veículo na faixa lateral e caso você tente ultrapassar pela direita, por motivo de segurança, o sistema não permitirá a ultrapassagem pelo funcionamento normal do ACC, neste caso a ultrapassagem deve ser feita utilizando a sinalização das setas para maior segurança e sinalizando ao outro veículo que a ultrapassagem será realizada. 

Imagem do painel do Passat B8 quando o veículo na faixa lateral ao veículo está sendo conduzido, nesta condição, o veículo conduzido adotará a velocidade do veículo a sua esquerda até que o condutor ultrapasse utilizando a indicação das luzes intermitentes. Tudo isso visando mais segurança na condução desses veículos com o opcional ACC. 

O sistema do ACC consegue integrar outras funções utilizando os mesmos componentes do conjunto do ACC. A função Front Assit, Assistente Frontal, através dos componentes do ACC e funciona em velocidades acima de 30 km/h, sua função é alertar o condutor sobre um perigo de colisão a frentee também reduzir os impactos de um possível acidente, lembrando que a todo momento, o condutor é responsável pela segurança, portanto todo o acionamento dos pedais, volante e comandos devem ser feitos pelo condutor. Se o sistema verifica uma aproximação rápida do veículo da frente, por exemplo no caso de paradas repentinas no tráfegoindicando uma possível parada do veículo por motivos emergenciais e um perigo de colisão, o ACC irá informar através da comunicação CAN, as outras unidades e uma série de ações serão tomadas na sequência. 

A primeira ação realizada é um aviso no painel, juntamente com um aviso sonoro. Ao mesmo tempo, o sistema ABS/ESP irá realizar uma pré carga no sistema de freios para já estar preparado para uma possível frenagem emergencial e um aumento no nível de auxílio do sistema HBA. O sistema HBA é o servo freio hidráulico de emergência, sistema que atua aumentando a pressão do sistema quando a força exercida pelo condutor não é a desejável. Esse aumento de pressão ocorre através da bomba hidráulica do ESP (sistema de controle de estabilidade). Caso o condutor acione os freios, a frenagem será realizada em emergência para ter o máximo de eficiência para que o veículo consiga para em segurança, ou que o impacto seja reduzido o máximo possível. 

Quando o Front Assist entra em funcionamento, o símbolo acima é mostrado no visor do painel, indicando sobre o Front Assist, juntamente com o aviso sonoro. 


Se o condutor não acionar os freios, o sistema identifica um nível de perigo de colisão elevado. Nesse nível, o sistema realiza uma intervenção nos freios realizando um puxão no sistema de freio, no intuito de acordar e alertar o condutor sobre o elevado índice de perigo de colisão. Nesse momento o sistema eleva o nível do HBA ao máximo, pois o perigo de colisão está elevado e será acionado o sistema de freio. Na sequência do puxão nos freios, o sistema de freios ABS/ESP realiza uma desaceleração do veículo em 1,0 m/s2, pois mesmo que o condutor não acione os freios, o veículo inicie uma desaceleração. Neste momento, se o condutor aciona os freios, todo o sistema trabalha para aumentar a eficiência de frenagem ao máximo tentando reter o veículo.  

Se mesmo após essa intervenção nos freios o condutor não frear, o sistema irá acionar o ATB que é a frenagem parcial automática e uma desaceleração a 3,5 m/s2. O sistema Front Assist pode ser desabilitado via comando do volante, com o auxílio do painel ou através do sistema de configurações do veículo disponíveis através do rádio, depende do modelo e ano do veículo. 

Este sistema nunca deve ser testado até a última intervenção do sistema, pois existe risco de colisão que só é evitada em casos excepcionais. Este sistema é um sistema de alerta para o condutor e não de frenagem automática, devendo o condutor acionar o sistema de freios e conduzir o veículo de forma correta. 

A tabela mostra o que ocorre nos três níveis de perigo de colisão. Primeiramente o sistema se produz primeiramente um "pré-aviso" para o condutor (imagem de advertência no instrumento combinado e aviso acústico) indicando que existe um perigo de colisão ligeiramente elevado. Ao mesmo tempo se pré-carrega o sistema de freios e o nível de assistência do HBAse eleva. Se o condutor não reage diante do pré-aviso (freando ou desviando), se produz em seguida um breve puxão de aviso. Ao mesmo tempo se comuta o HBA para o nível máximo. Pouco depois do puxão de aviso começa um ciclo de retenção automática com desaceleração de 1,0 m/s2. Esta retenção faz com que o sistema de freios se mantenha pré-carregado. Se o condutor não reage diante das advertências dadas até este momento, aumenta-se a retenção a 3,5 m/s2 ao existir o perigo de colisão máximo.   
Se o próprio condutor freia, mas não com a suficiente intensidade para evitar o acidente, aumenta-se a pressão de frenagem em função da situação inclusive, se for preciso, até a retenção máxima.As intervenções nos freios somente evitam a colisão em caso excepcional.  

No próximo capítulo trataremos sobre o sistema ACC mais moderno com a opção Stop and Go. 

Capítulo 2 

Sistema ACC Stop and Go 

O Sistema ACC possui uma variação que é a versão Stop and Go. Com esta opção, o sistema ACC consegue seguir o veículo da frente, isto é, se o veículo freia de modo normal até uma parada, por exemplo em um trânsito, o sistema realiza uma frenagem confortável e com segurança até a parada total do veículo. 

Quando o veículo é equipado com transmissão automática, a frenagem do veículo é realizada até a parada total do mesmo. Após 3 segundo de parada, o condutor deve acionar a tecla RES no comando do ACC para que o veículo retome a seguir o veículo da frente. Se a tecla RES for acionada mesmo com o veículo da frente parado, a distância até este será reduzida com segurança.  

Com tantas funções, o sistema ACC deve ser muito confiável, pois se trata de um sistema que está envolvido com segurança. Para melhorar a confiabilidade do sistema e aumentar ainda mais a segurança, uma câmera frontal pode ser instalada, dependendo da versão dos equipamentos do veículo. 

A câmera frontal está instalada próximo ao retrovisor central, pode estar logo atrás do retrovisor acoplada na mesma peça que o retrovisor ou separadamente do retrovisor fixada diretamente no parabrisa. A finalidade da câmera é realizar o funcioanemnto do assistente de luz alta além de melhorar o funcionamento do ACC. 

Versão de câmera separada do retrovisor e instalada no parabrisa, caso haja a instalação de um parabrisa que não seja correto ou blindagens que interfiram na posição da câmera, pode gerar avarias e falhas de funcionamento do ACC. 

Versão de câmera integrada ao retrovisor central. Neste caso, alterações como aplicação de película no parabrisa irá alterar o funcionamento da câmera e do sistema.  

Esta câmera frontal não tem como principal função auxiliar o sistema do ACC, mas sim realizar a função do assistente de luz alta. O assistente de luz alta ou FLA, Front Light Assist (assistente frontal de luzes), faz a comutação automática entre o farol alto e baixo quando há um veículo em sentido contrário do veículo conduzido. 

Com o assistente de luz alta habilitado, quando está uma estrada de dois sentidos, mas com pista única em cada sentido, ao acionar a luz alta os condutores no sentido contrário serão ofuscados pela luz alta. Em veículos convencionais, para evitar esse ofuscamento do outro condutor, o motorista faz a comutação do farol alto para o farol baixo manualmente e assim colaborando com a visão do outro condutor, mas isso é feito manualmente e de acordo com a vontade do motorista, pois se este não quiser baixar o farol, nada ocorre. O FLA traz muito conforto nessas situações, pois mesmo sem comutar o farol alto para farol baixo, o sistema faz automaticamente e assim que o outro veículo em sentido contrário passa, o farol alto volta a ser acionado. Tudo isso graças a câmera no parabrisa que faz esse monitoramento de veículos em sentido oposto em faixas próximas. 

A câmera é multi função e além das funções descristas, outras funções que atualmente não estão disponíveis para o mercado brasileiro, também utilizam a câmera frontal mutli função.  

Além da câmera, existe uma unidade de processamento da imagem captada pela câmera. Essa unidade está localizada abaixo do banco do passageiro e sua aplicação depende dos equipamentos dos veículos.  

Dessa forma, o sistema ACC funciona integrado com as outras funções. É sempre importante o reparo correto do sistema para não ocorrer falha de funcionamento ou até mesmo acidentes.  

Esta medição da revista notícias da oficina chega ao fim. Esperamos que tenham gostado das informações e que sejam úteis no dia-a-dia de vocês. Agradecemos os leitores e não deixe de acompanhar as edições da revista, assim como o site. Até a próxima. 

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